Cara de bravo mas no fundo é manteiga derretida! Cara de sério, mas gosta mesmo é da bagunça! Cara de moderninho, mas meio antigo…entre tantas caras sempre um coração batendo forte por seu filho de criação, de coração, de sangue ou de patas! Por tudo e para todos os pais, nossa Gratidão! Feliz dia dos PAIS!
Dermatóloga
É uma doença inflamatória crônica e prugirinosa, multifatorial que envolve uma pré-disposição genética, alterações imunológicas, sensibilização a alérgenos ambientais, defeito de barreira cutânea e disbiose.
Podemos afirmar que a Atopia é mais do que uma simples alergia, é uma doença complexa, devido a sua natureza multifatorial.
A dermatite atópica não é contagiosa. Por causa de sua pré-disposição genética, existe a possibilidade desta pré-disposição ser passada de uma geração para outra.
O principal sinal clínico da doença é o prurido (coceira), quando o cão lambe ou morde as patas e quando arrasta o bumbum no chão, é uma maneira de se coçar também. A otite é outro sinal que também pode estar presente em cães com a doença. Aproximadamente 80% dos atópicos tem otite. E às vezes a otite pode ser o único sinal clínico presente. Infecções secundárias como piodermites de superfície, piodermites superficiais, foliculites, malassesioze também são alterações causadas pela Dermatite Atópica. Lesões na pele, feridinhas, pápulas, pústulas, descamação, crostas melicéricas, colarinho epidérmico, seborreia, entre outras alterações, também podem estar presente. Outros sinais clínicos como alterações Oftalmológicas e Gastrointestinais também podem ocorrer na Dermatite Atópica Canina.
A alimentação pode influenciar da seguinte maneira: Cães que tem dermatite atópica e sensibilidade alimentar ao mesmo, e não se alimentam de uma dieta hipoalergênica, terão influência do alimento sim, podendo ocorrer crises de hipersensibilidade alimentar com frequência. E cães que possuem apenas a dermatite atópica e não se alimentam de uma dieta super premium rica em nutrientes nobres, não terão uma boa saúde cutânea. Neste caso o animal não terá hipersensibilidade ao alimento, mas sim uma pele que não terá uma boa saúde.
O diagnóstico da Atopia é exclusivamente Clínico, ou seja, não existe nenhum tipo exame ou teste específico para diagnosticar a doença. O diagnóstico clínico acontece através da triagem alérgica, histórico do paciente e exames complementares
A Dermatite Atópica Canina não tem cura, mas tem controle, e o principal objetivo é controlar os sintomas, dar qualidade de vida, reduzir e evitar as crises no paciente.
O controle da Dermatite Atópica é feito através do tratamento multimodal, que envolve:
Controlar a coceira e inflamação.
Hidratar e repor a barreira cutânea.
Tratar e controlar infecções.
Reduzir a exposição a alérgenos ambientais.
Identificar fatores que desencadeiam as crises, e evitar as crises.
Esse controle é feito através de terapias tópicas (banhos, sprays hidratantes, repositores de barreira cutânea) e terapias sistêmicas (imunomoduladores, anticorpos monoclonais, imunoterapia). A terapia tópica e sistêmica, e o acompanhamento com o Vet Dermatólogo será para o resto da vida do pet e não poderá ser interrompido.
Xampu Volumão 5L e Xampu Condicionador 5Kg
Cuidar da imunidade do seu bichano é a melhor opção para garantir saúde e longevidade, por isso separamos para vocês uma live super informativa que aconteceu com participação da Dra. Daniela Crisci e Dra. Natália Belga e os Top Groomer Antônio Neto e Paulo Ricardo.
Confira e ajude seu gato a ter melhor qualidade de vida!
Fortaleza
E domingo, dia 11/09, foi dia de Mega Grooming. Um grande evento @avipec e @_centagro que trouxe a Fortaleza profissionais de grande gabarito.
As corujas têm três pálpebras em cada olho: uma para piscar, uma para dormir e uma para limpeza.
Os beija-flores batem as asas até 200 vezes por segundo, o que consome muita energia e faz com que eles precisem comer até oito vezes o seu peso corporal todos os dias.
Quando a fêmea de um grupo de peixes-palhaços morre, o macho dominante se transforma em uma fêmea para substituí-la.
“Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente.” Augusto Cury
®Centagronews2022